segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Conselho de Classe
4º bimestre

Para reflexão



Carlos Drummond de Andrade



“Não importa onde você parou...

Em que momento da vida você cansou...

O que importa é que sempre é possível recomeçar.



Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...

É renovar as esperanças na vida e, o mais

importante...

Acreditar em você de novo.

Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...

Chorou muito? Foi limpeza da alma...




Ficou com raiva das pessoas?

Foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só diversas vezes?




É porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?

Era o início da tua melhora...

Onde você quer chegar? Ir alto?

Sonhe alto... Queira o melhor do melhor...

Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos...

Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo

melhor...

O melhor vai se instalar em nossa vida.

Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura".

"Definitivo, como tudo o que é simples.

Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Por que sofremos tanto por amor?

O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.

Sofremos por quê?

Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido juntos e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.

Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido?

A resposta é simples como um verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.

O sofrimento é opcional."



Boas Férias!

Coordenadora Pedagógica

Profª: Neide Perfeito

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

I Feira Pedagógica "Ensinando para a vida".


O CIEP BRIZOLÃO 466 NINA ARUEIRA realizou nesta quinta-feira, dia 24/11/2011, a sua I Feira Pedagógica. Com o tema "Ensinando para a vida", nossas oficinas tiveram o objetivo de fomentar o interesse pelas Ciências Biológicas, Físicas e Tecnológicas.



Alguns personagens invadiram a Feira Pedagógica levando entretenimento e lições de bondade. 



As professoras Claudia Caetano (História) e Simone Canholato (Artes) juntamente com os alunos, em oficinas transformaram a argila em lindas máscaras.







Embora a Feira Pedagógica tenha sido programada para o final do ano letivo, desde o início do ano todas as atividades desenvolvidas na escola foram voltadas para este projeto, onde os professores procuraram relacionar as atividades  propostas aos alunos  ao tema principal da Feira.




Através da Feira, os alunos conseguem desenvolver suas capacidades de expressão,  de autonomia e de desenvoltura diante das múltiplas situações. Além disso, promove a integração entre as disciplinas e os outros segmentos de ensino, estimulam a busca pelo conhecimento, desenvolve diversas inteligências e integra toda a comunidade educativa em um momento rico de conteúdo pedagógico. 





A Feira Pedagógica ofereceu múltiplas alternativas de conhecimentos a serviço da vida; todas muito bem apresentadas e desenvolvidas pelos alunos e professores .

domingo, 13 de novembro de 2011


Profissionais que fazem a  Diferença!

Amigos
Monica, Nila (Marcionila), Nani (Cristiani F. da Silva), Neide Perfeito (Neidoca), Patrícia Borges e Roseléia T. Medeiros.

Num trabalho escolar em 2005 um grupo de alunos deveria entrevistar um profissional de qualquer área e a entrevistada foi...
 Profª Neide Perfeito:
Foram 15 perguntas, vejam algumas...
Professora você já estudou em escola pública?
- Sim, com muito orgulho!
Em Campos, estudei na E. E. Jaques Richer (antiga E.E. Valetas) e E. E. Raimundo de Magalhães;
Aqui no Rio de Janeiro, estudei na E. Municipal Mendes Viana, C. E. João Batista de Mattos (Batistão) e C. E. Heitor Lira.
Alguma vez sentiu vontade de mudar de profissão?
“Sim. As vezes me decepciono bastante quando presencio um funcionário público, principalmente da educação ou da saúde oferecendo mal atendimento a alguém, nesse momento dá vontade de mudar de área...”
 “Eu tenho medo de ser confundida com um desses profissionais, eu não consigo entender tal comportamento, que para alguns parece normal.”
 “E num outro momento quando ouço que a prioridade é o aluno, mas na ação fica claro que é mentira, o que importa são os interesses comuns de cada um, esses acontecimentos me deixam muito triste.”
O que você diria aos seus alunos?
Estudem muito, sejam íntegros, verdadeiros, façam o bem, respeitem ao próximo, cuidado com o dinheiro, pois nem sempre dinheiro e poder trazem felicidade.
E aos amigos?
Quer conhecer alguém? De poder a ele, sente, cruze os braços e observe-o atentamente, depois me conte como foi  a experiência.


Renata Leal e  Neide Perfeito

"É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.

Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou,
perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido,
desistir de todos os esforços porque um deles fracassou.
 É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu,
descrer de todo amor porque um deles te foi infiel.
É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo.
Espero que na tua caminhada não cometas estas loucuras.
Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força.
Para todo fim um recomeço.”

(O Pequeno Píncipe).

Augusto Candido, Sonia da Conceição e Neide Perfeito
- Concursado, Contratado ou GLP
- Sem Preconceito


sábado, 12 de novembro de 2011

No CIEP BRIZOLÃO 135 AFONSO HENRIQUE DE LIMA BARRETO trabalhou com o professor de História, Augusto Cândido, onde se tornaram compadres.
E no município de Campos dos Goytacazes trabalhou no;
CIEP BRIZOLÃO 269 FRANSCISCO PORTELA;
CIEP BRIZOLÃO 467 CLÓVIS TAVARES;
COLÉGIO ESTADUAL CORONEL JOÃO BATISTA DE PAULA BARROSO.
CIEP BRIZOLÃO 466 NINA ARUEIRA
Em cada uma dessas escolas um aprendizado diferente, uma nova experiência, novos amigos, uma nova família. Cercada de carinho dos alunos e amigos o seu trabalho  hoje ganha popularidade e percorre as redes sociais do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Neide Perfeito,  diz:
“Acredito numa educação pública de qualidade, pois os mesmos profissionais que desenvolvem excelentes trabalhos em escolas particulares podem repetir a ação na escola pública, se cada um se lembrar do seu compromisso com a sociedade”.
Biografia da Profª: Neide Perfeito
Neide Perfeito, Professora dedicada, amante da Educação e do Meio Ambiente, sempre acreditou no ensino público de qualidade, e escolheu ser professora ainda na infância ao presenciar o esforço de sua mãe para ajudar o esposo a criar os 3 filhos menores, sendo um deficiente físico, motivado por um possível erro médico nunca comprovado por sua família por falta de provas.
Seu primeiro trabalho na educação foi com o Pré-escolar, reforçando ainda mais o seu amor pela educação. Atualmente é considerada “Professora Maluquinha” pelos amigos mais próximos, pois está sempre acreditando na transformação do ser humano; bondosa, carismática, profissional justa e competente, se entrega completamente ao resgate dos alunos considerados “difíceis” e como grande defensora da escola pública de qualidade;
Em 1994, ingressou na Educação Pública, passando a cumprir uma carga horária de 40 horas, no município de São João de Meriti, Rio de Janeiro.
Foi professora do:
CIEP BRIZOLÃO 378 THEREZA PEIXOTO GONÇALVES;
CIEP BRIZOLÃO 169 MARIA AUGUSTA CORREIA;
ESCOLA ESTADUAL VILAR DOS TELES;
CIEP 135 AFONSO HENRIQUE DE LIMA BARRETO;

domingo, 30 de outubro de 2011


 
O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.247.689,515 km², está situado na região norte e tem como limites o Suriname e o Amapá a norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul, o Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste.

É o mais rico e mais populoso estado da região norte, contando com uma população de 7.321.493 habitantes. Sua capital, Belém, reúne em sua região metropolitana cerca de 2,1 milhões habitantes, sendo a segunda maior população metropolitana da região Norte. Outras cidades importantes do estado são, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém e Tucuruí. O relevo é baixo e plano; 58% do território se encontra abaixo dos 200 metros. As altitudes superiores a 500 metros estão nas serras de Carajás, Caximbo e Acari.

Os rios principais são, rio Amazonas, rio Tapajós, rio Tocantins, rio Xingu, rio Jari e rio Pará.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na manhã do dia 5 de maio de 2011, um decreto legislativo que autoriza a realização de um plebiscito que vai decidir pela criação do estado de Carajás, que seria uma divisão do estado do Pará. O decreto foi promulgado pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP). Depois de promulgado, o plebiscito poderá ser realizado em até seis meses, de acordo com a organização da Justiça Eleitoral.


Outro projeto, que também divide o estado do Pará foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados. O projeto que prevê a criação do estado de Tapajós, contudo, ainda precisa passar pela aprovação do Senado antes de ser promulgado. Se os dois plebiscitos forem realizados, a área atual do estado do Pará poderá ser divida em três estados. Pela proposta, o estado de Carajás, de autoria do ex-senador Leomar Quintanilha, estaria localizado a sul e sudeste do Pará, e prevê como capital a cidade de Marabá. Ao todo, o novo estado teria 39 municípios, com área equivalente a 25% do atual território do paraense.

Já o projeto que prevê o plebiscito para o estado de Tapajós é de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). O novo estado estaria localizado a oeste do Pará, ocupando cerca de 58% da área total do estado. A capital do novo estado seria Santarém. Ao todo, 27 municípios estão previstos para o estado de Tapajós. O projeto que prevê o plebiscito ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal.
Começou a campanha oficial para o plebiscito sobre a proposta de divisão do Pará . No dia 11 de dezembro, todos os eleitores paraenses - e não apenas aqueles das áreas a serem desmembradas - irão às urnas decidir se aprovam a criação dos estados de Carajás e Tapajós. A campanha - a favor e contra - ficará a cargo de frentes registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Elas também serão responsáveis pela propaganda na TV e no rádio, que começará em 11 de novembro e vai até o dia 9 de dezembro.
Fonte:

domingo, 23 de outubro de 2011

Para refletir



Fábrica de Esperança
O que é uma escola, senão uma fábrica de esperança?
Para uma sociedade com valores deturpados
Para uma população perdida
Em meio a tantos conceitos vertiginosos.
Se não é a escola a esperança dessa massa gigantesca
Que procura de todas as maneiras acompanharem mesmo que a distancia
O avanço científico e tecnológico
A escola então perde o sentido
De educar para a vida.

Neide Perfeito
Novembro/2011

Depoimento:

SOS - SAÚDE

Na 4ª quarta-feira (19/10/2011), eu estava aguardando atendimento no Centro de Saúde, naquele setor que fornece remédios pelo estado, e uma mocinha muito bonita, com formação na área da saúde iniciou um bate-papo comigo.
Ela falou que sofre de diabete, e que seus medicamentos são caríssimos, e que os únicos medicamentos que consegue sem tantas  humilhações e aborrecimentos, são os fornecidos pelo estado, são os que conservam a sua vida e prolongam os dias entre nós, pois a demora dos  medicamentos oferecidos pelo nosso rico município causa muito constrangimento e dor.
Ela disse também, que uma vez foi assaltada e que os assaltantes iam levar o aparelhinho que ela usa pensando que fosse algum mp3, mp4, ou celular, então ela pediu aos assaltantes que não levassem o aparelhinho, pois sem ele sua vida estaria por um fio. E os assaltantes tiveram compaixão. Seu nome, não importa , o que importa é que existem centenas de casos parecidos com esse que precisa de atençãoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Outras centenas de pacientes sofrem a espera de remédios após a abertura de processo, ou a espera daquela vaga p/ a consulta que os hospitais não repassam aos postinhos.
Depoimento
Neide Perfeito
Outubro/2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Renovação de matrícula

O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares, vinculadas à Secretaria de Educação, que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2012, será de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2011.

Matrícula 2012

Matrícula 2012





 

ATENÇÃO! 


PRÉ-MATRÍCULA
Pré-matrícula na rede estadual começa no dia 20 » Pré-matrícula na rede estadual começa no dia 20
19/10/2011 - 16:14h  - Educação

Inscrições deverão ser feitas pelo site Matrícula Fácil








  • Seeduc lança a campanha “Dez Minutos contra a Dengue” na rede estadual » Seeduc lança a campanha “Dez Minutos contra a Dengue” na rede estadual
    20/10/2011 - 12:39h  - Educação
    Ação incentiva alunos a adotarem medidas de combate aos focos do mosquito transmissor na escola e em casa




  • FONTE: SEEDUC

    RIOS VOADORES


    São massas de ar com grande quantidade de umidade que deslocam sobre os continentes.
    É um análogo aos rios que correm na superfície em forma líquida. Na atmosfera temos água se movimentando em forma de vapor d’água empurrado pelo vento.

    Numa expedição às regiões amazônicas, o pesquisador Gérard Moss  analisa as águas das nuvens, chuvas, rios e conversa com a população local sobre mudanças climáticas e suas causas.


    Fonte:
    

    segunda-feira, 17 de outubro de 2011




    Instituto Padre Severino - 57 anos


    O Instituto Padre Severino (IPS), localizado na Ilha do Governador, na Praça do Avião, foi criado em 1954 com o objetivo de ser uma unidade de atendimento direto aos adolescentes do sexo masculino aos quais são atribuídas práticas infracionais. Esses menores são encaminhados pela Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) e pelos Juizados da Infância e Juventude (JIJ).
    Há 57 anos, o Instituto Padre Severino recebe jovens de todo o estado em conflito com a lei. A unidade, que no passado foi palco de rebeliões hoje está com seus dias contados.

    Com o intuito de descentralizar o espaço que concentra todas as internações provisórias, cinco novos centros já estão sendo construídos para receber os jovens em conflito com a lei. Um deles em Campos dos Goytacazes, com 80 vagas, e que será inaugurado em janeiro de 2012, para atender a 25 municípios do Norte e Noroeste fluminense; e outro em Volta Redonda, com capacidade para 90 internos, que atenderá a outros 25 municípios do Sul fluminense. Os outros surgirão na Região dos Lagos, Região Serrana e no Grande Rio, e como os dois anteriores, terão capacidade para 90 adolescentes cada. A medida permitirá que os adolescentes fiquem próximos de suas famílias.

    Fonte:
    http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=641834
    http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/nacional/o-instituto-padre-severino/
     

    quarta-feira, 12 de outubro de 2011

     

    80 anos - Aniversário do Cristo Redentor

    Em comemoração aos 80 anos do Cristo Redentor, nesta quarta-feira, o Show da Paz, pensou reúnir mais de 30 artistas no palco montado no Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento dos Pracinhas, Centro do Rio; atrações como, Sandy, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho e outros. 

    Para a abertura do evento, um coral de 500 vozes cantando “Ave Maria”, seguido de “Isto aqui o que é” e “Jesus Cristo”.
    Nem mesmo o forte nevoeiro da manhã desta quarta-feira no Rio de Janeiro que encobriu o santuário do Cristo Redentor, desanimou os elaboradores do evento.


    A Arquidiocese do Rio preparou uma benção aos visitantes e uma missa solene rezada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta e um bolo de 8 m de cumprimento.
    A homenagem da esquadrilha da fumaça foi atrapalhada pelas nuvens. Cerca de 60 jovens católicos passaram a noite no topo do Corcovado em vigília ao Cristo. Também foram inaugurados os bustos de Heitor da Silva Costa, engenheiro responsável pelo projeto do Cristo, e de Dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio na época da inauguração da estátua.
    A festa do aniversário do Cristo segue no Aterro do Flamengo, onde haverá show com diversos artistas.

    O Centro de Operações do Rio informou que será implantado esquema especial de tráfego no bairro.  180 guardas municipais e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfico (CET-Rio), com 26 viaturas e 30 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar aos bloqueios.

    Fonte: Jornal do Brasil - 12/10/2011
    Horário de verão começa neste domingo


    Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, vão adiantar relógio em uma hora.
    Em 2011, o horário de verão vai começar no dia 16 de outubro - próximo domingo - terminará em 26 de fevereiro de 2012, e valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, que voltará a ter a mudança após oito anos e será o único Estado do Nordeste incluído.

    No ano passado, a redução de demanda de energia foi de 4,4%. 

    Fonte:R7(12/10/2011)
             Jornal O Globo(04/10/2011).

    Paz nas escolas, respeito ao professor

    terça-feira, 11 outubro, 2011 

    A Unesco lançou a campanha “Paz nas escolas, respeito ao professor” em homenagem ao Dia Mundial e ao Dia Nacional do Professor, comemorados nos dias 05 e 15 de outubro, respectivamente. Os alunos podem participar dessa campanha e concorrer a uma blusa Osklen/Unesco.
    Para entrar na disputa é necessário responder à pergunta nas redes sociais da Unesco: como valorizar e respeitar nossos professores e fazer da escola um lugar de paz? Os autores das melhores respostas (um menino e uma menina) ganharão a blusa e terão suas respostas publicadas no twitter e facebook da Unesco no dia 15 de outubro.
    Para mais informações, entre no site http://www.unesco.org/brasilia ou acesse facebook.com/unesconarede e @unescobrasil no twitter.

    Fonte: Revista Pontocom




    2005-2014 - Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
    DESD Logo

    A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável possui em sua essência uma idéia simples com implicações complexas, pois, após vivermos durante séculos sem nos preocupar com o esgotamento dos recursos naturais do planeta, temos que aprender, agora, a viver de forma sustentável.
    O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nas populações, uma vez que as capacidades intelectuais, morais e culturais do homem nos impõem responsabilidades para com outros seres vivos e para com a natureza como um todo. 
    A Década dá ênfase ao papel central da educação na busca comum pelo desenvolvimento sustentável. Mas o que exatamente é a Década? É um conjunto de parcerias que reúne uma grande diversidade de interesses e preocupações. É um instrumento de mobilização e advocacia. E é um veículo de responsabilidade pelo qual os governos, organizações internacionais, sociedade civil, o setor privado e comunidades locais ao redor do mundo podem demonstrar seu compromisso prático em aprender a viver sustentavelmente.
    Informações Adicionais
    Para mais informações a respeito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), visite o site da UNESCO:


     

    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    CIEP Brizolão 466 Nina Arueira
    I Feira Pedagógica  -  24/11/2011


    O CIEP Brizolão 466 Nina Arueira que atende ao  Ensino Fundamental I e II, e EJA,  realizará no dia 24/11/2011 a sua I Feira Pedagógica.

    Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola, a Profª Neide Perfeito, o tema servirá para sensibilizar e despertar na comunidade escolar a importância de se cultivar ações de conscientização sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde e meio ambiente, por meio de práticas pedagógicas e atitudes responsáveis. A programação contará ainda com oficinas que envolverão professores, alunos, e todos os funcionários da U.E..

    O tema da I feira pedagógica "Educando para a vida" será concluído com a apresentação de trabalhos que foram realizados durante todo o ano letivo.
    A feira pedagógica promete diversão, arte, cultura e muita informação, em prol da educação.

     
    O objetivo deste evento é proporcionar a todos os participantes uma experiência significativa, enriquecedora e motivadora, através da aquisição de novos conhecimentos e técnicas. A feira também  deve proporcionar ao aluno experiência em: pesquisas, observação de campo, filmagens, fotografia, produção de texto, levantamento de dados, apresentação oral e escrita, confecção de murais, construção de maquetes,etc.