quarta-feira, 29 de junho de 2011

Visite os links abaixo:


http://www.4shared.com/audio/mEPdtHKl/parte1.html


RÁDIO NA ESCOLA

Eu não participei da elaboração do PPP “Comunidade e Escola – Um caminho para a Cidadania” da minha escola, mas ao analisá-lo pude observar que foi elaborado coletivamente.
A  minha escola por se tratar de um CIEP apresenta um espaço físico amplo, e um dos objetivos do seu “ PPP “ é  formar cidadãos críticos capazes de atuar frente as múltiplas demandas sociais da atualidade ; e repensar a escola como um espaço democrático e participativo, necessariamente social e cultural. Além disso, tem como  missão, pensar, discutir, planejar, construir ações  e projetos que valorizem a cultura social.
Em suas considerações finais pretende diminuir  a evasão e abandono escolar, distorção idade-série e  reprovação.
Em 2010, a escola  foi contemplada com o “ Programa Mais Educação” que funciona com oficinas de Letramento – Português e Matemática, Fotografia, Canto e Coral, Hip-Hop e Basquete de rua.   
Em 2011, teve início a Educação de Jovens e Adultos no horário noturno.
Esta escola é assessorada pelo PDE, o que a possibilita concretizar inúmeros e ótimos  projetos.
Eis alguns projetos desenvolvidos nesta UE:
 “Dengue? Tô Fora”, “Drogas e Violência : Basta”,”Viajando pela leitura”, etc.
Diante de tais perspectivas só me resta elaborar um ótimo projeto de rádio e aguardar a sua aprovação.
         
            Visite o link :

http://www.4shared.com/audio/cC-j2YnK/2_online.html
             
Hipertexto
Por ser tratar de um documento que apresenta múltiplas ramificações, trajetórias e enlaces, o hipertexto permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano  e a representação escrita. Desse modo, a alfabetização acontece espontaneamente  e não de forma imposta  como no método tradicional.
O leitor passeia pelo texto e como num passe de mágicas, a cada palavra uma surpresa.
Diante do leitor, surge um universo de palavras e significados que enriquece  e estimula a sua curiosidade e criatividade.
Essa não-linearidade oferece ao leitor a possibilidade de capturar e articular conhecimentos diversificados e mais informação em tempo real, há uma interatividade .
Além disso, é pluri-textual , pois viabiliza a absorção de diferentes aportes sígnicos numa mesma leitura, como, efeitos sonoros, tabelas, diagramas, imagens,etc.
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial, oferece um novo meio de leitura e escrita levando o usuário a interagir de maneira dinâmica com a informação, buscando e explorando significados  com facilidade e eficiência ,atendendo as suas necessidades e expectativas, e vivenciando experiências de aprendizagem através da exploração e descoberta. Surge assim, uma nova cultura digital.
A internet está mudando nossa relação com a leitura e escrita, pois não se limita aos textos verbais, nela encontramos  elementos como, sons, imagens,etc.
A escola precisa lançar mão da cultura do hipertexto para estimular  leitores  apoiando no que for necessário.
As características que  distinguem um hipertexto de um texto convencional são: não – linearidade, interatividade, pluritextualidade  e intertextualidade.
No hipertexto não há percurso predefinido, e o autor ao escolher o seu percurso tem a possibilidade de interromper uma sequência de informação e reorientar com precisão o fluxo informacional em tempo real, viabilizando diferentes aportes sígnicos.  Trata-se de um texto múltiplo que funde e sobrepõe inúmeros textos. É subversivo, pois pode ser revirado pelo leitor.
As dificuldades enfrentadas pelos leitores seriam o acesso e a manipulação do hipertexto, a quantidade e a velocidade das informações nele contidas, o tempo necessário para explorá-lo.
O hipertexto fugiu dos padrões e inseriu na sua constituição a hibridação,ou seja, a formação de novas idéias, e pode ser gravado em suportes magnéticos como: CD – ROM, DVD, DISQUETE, o que pode ser considerado  vantagens.
O hipertexto é como abrir um dicionário ilustrado por diversos aportes sígnicos, enriquece o vocabulário não somente com palavras, mas com sons e  imagens facilitando assim, a aprendizagem.
Favorecer mais a leitura individual do que coletiva, a acessibilidade parcial, são desvantagens apresentadas por essa ferramenta, pois o tempo de aula dos alunos é curto diante de tal riqueza, e fora da escola nem todos tem acesso aos computadores.
No hipertexto o papel do autor e do leitor se expande quando foge da rota organizada pelo autor, logo, ao leitor concede a função de autoria, e a possibilidade de agregar nodos e criar conexões.
Neide Perfeito

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Brasis

Seu Jorge

Composição : Seu jorge/Gabriel moura/Jovi joviniano
Tem um Brasil que é próspero
Outro não muda
Um Brasil que investe
Outro que suga...
Um de sunga
Outro de gravata
Tem um que faz amor
E tem o outro que mata
Brasil do ouro
Brasil da prata
Brasil do balacochê
Da mulata...
Tem um Brasil que é lindo
Outro que fede
O Brasil que dá
É igualzinho ao que pede...
Pede paz, saúde
Trabalho e dinheiro
Pede pelas crianças
Do país inteiro
Lararará!...
Tem um Brasil que soca
Outro que apanha
Um Brasil que saca
Outro que chuta
Perde, ganha
Sobe, desce
Vai à luta bate bola
Porém não vai à escola...
Brasil de cobre
Brasil de lata
É negro, é branco, é nissei
É verde, é índio peladão
É mameluco, é cafuso
É confusão
É negro, é branco, é nissei
É verde, é índio peladão
É mameluco, é cafuso
É confusão...
Oh pindorama eu quero
Seu porto seguro
Suas palmeiras
Suas feiras, seu café
Suas riquezas
Praias, cachoeiras
Quero ver o seu povo
De cabeça em pé...(2x)
(Repetir a letra)
Quero ver o seu povo
De cabeça em pé...(final 2x)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Muitas escolas brasileiras estão ensinando uma importante lição que vai além da sala de aula: a cidadania.
A fórmula é simples: multiplicar boas ações, diminuir as diferenças sociais e somar os benefícios para a sociedade.
A participação voluntária promove mudanças positivas para a coletividade.

Recentemente o IBGE lançou um mapa-mundi digital, com síntese, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades, vale a pena conferir!
 
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php