Hipertexto
Por ser tratar de um documento que apresenta múltiplas ramificações, trajetórias e enlaces, o hipertexto permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e a representação escrita. Desse modo, a alfabetização acontece espontaneamente e não de forma imposta como no método tradicional.
O leitor passeia pelo texto e como num passe de mágicas, a cada palavra uma surpresa.
Diante do leitor, surge um universo de palavras e significados que enriquece e estimula a sua curiosidade e criatividade.
Essa não-linearidade oferece ao leitor a possibilidade de capturar e articular conhecimentos diversificados e mais informação em tempo real, há uma interatividade .
Além disso, é pluri-textual , pois viabiliza a absorção de diferentes aportes sígnicos numa mesma leitura, como, efeitos sonoros, tabelas, diagramas, imagens,etc.
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial, oferece um novo meio de leitura e escrita levando o usuário a interagir de maneira dinâmica com a informação, buscando e explorando significados com facilidade e eficiência ,atendendo as suas necessidades e expectativas, e vivenciando experiências de aprendizagem através da exploração e descoberta. Surge assim, uma nova cultura digital.
A internet está mudando nossa relação com a leitura e escrita, pois não se limita aos textos verbais, nela encontramos elementos como, sons, imagens,etc.
A escola precisa lançar mão da cultura do hipertexto para estimular leitores apoiando no que for necessário.
As características que distinguem um hipertexto de um texto convencional são: não – linearidade, interatividade, pluritextualidade e intertextualidade.
No hipertexto não há percurso predefinido, e o autor ao escolher o seu percurso tem a possibilidade de interromper uma sequência de informação e reorientar com precisão o fluxo informacional em tempo real, viabilizando diferentes aportes sígnicos. Trata-se de um texto múltiplo que funde e sobrepõe inúmeros textos. É subversivo, pois pode ser revirado pelo leitor.
As dificuldades enfrentadas pelos leitores seriam o acesso e a manipulação do hipertexto, a quantidade e a velocidade das informações nele contidas, o tempo necessário para explorá-lo.
O hipertexto fugiu dos padrões e inseriu na sua constituição a hibridação,ou seja, a formação de novas idéias, e pode ser gravado em suportes magnéticos como: CD – ROM, DVD, DISQUETE, o que pode ser considerado vantagens.
O hipertexto é como abrir um dicionário ilustrado por diversos aportes sígnicos, enriquece o vocabulário não somente com palavras, mas com sons e imagens facilitando assim, a aprendizagem.
Favorecer mais a leitura individual do que coletiva, a acessibilidade parcial, são desvantagens apresentadas por essa ferramenta, pois o tempo de aula dos alunos é curto diante de tal riqueza, e fora da escola nem todos tem acesso aos computadores.
No hipertexto o papel do autor e do leitor se expande quando foge da rota organizada pelo autor, logo, ao leitor concede a função de autoria, e a possibilidade de agregar nodos e criar conexões.
Neide Perfeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário