Urbanização do município de Campos dos Goytacazes
A cidade de Campos dos Goytacazes está localizada na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, aproximadamente a 279 km da capital estadual, Rio de Janeiro, com uma área de 4.037 km2, sendo o maior município do Estado e possuindo uma população de 406.989 (quatrocentos e seis mil novecentos e oitenta e nove) habitantes, sendo 364.177 (trezentos sessenta e quatro mil cento e setenta e sete) população urbana.
O processo de uso e ocupação do solo urbano de Campos se deu a beira da margem direita do Rio Paraíba do Sul, com toda a relação de comércio. Mesmo sendo à beira do rio, escolheu-se a parte mais alta para instalar a cidade, ou seja, a Praça São Salvador e seu entorno.
Segundo Faria (2004), essa ocupação originalmente veio do litoral para o interior, de Farol de São Tomé em direção ao rio Paraíba do Sul. Nesse interior foram instalados os engenhos, pois o tipo de solo era favorável a plantação da cana-de-açúcar. Antes da cana a atividade comercial era o gado, que era criado para abastecer o Rio de Janeiro.
De 1837 até 1875, a área urbana pouco cresceu, com o aparecimento da ferrovia a partir de 1873 vê-se claramente um aumento em direção à oeste, onde foi instalada a estação da ferrovia.
A partir da década de 1950, acelerou-se o processo de urbanização, não só da cidade de
Campos como de outras sedes distritais do Município.
Nas últimas décadas percebe-se o processo de verticalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário