sábado, 3 de novembro de 2012



PROFISSIONAIS & PROFISSIONAIS



Vivemos numa época onde os valores estão sendo invertidos e ninguém se entende, ninguém sabe o que fazer, como fazer, algumas vezes prevalece o que é mais cômodo, e como fuga por não saber o que fazer, como agir, ou por comodidade, deixa-se sempre para o outro o que poderia ter sido resolvido.

Penso que devemos refletir sempre e muito sobre:



consciência - compromisso - respeito - ética - responsabilidade



No desenvolvimento de seu trabalho pedagógico os educadores devem ter consciencia da qualidade do trabalho que está sendo oferecido e procurar sempre fazer o melhor independente das condições, trabalhar com o que tem até que o tão desejado chegue. Lembrar que é o nome e o trabalho do educador que está sendo avaliado pelos alunos, colegas, gestores, pais,e sociedade.

Alguns gestores e professores movidos por sentimentos medíocres emitem julgamentos pejorativos a respeito do trabalho de alguns profissionais caracterizando falta de ética e de respeito, desmotivando assim, o profissional que ao invés de ser estimulado se sente "apedrejado". A autoestima não resiste a tais julgamentos e esse profissional agredido psicologicamente tende a naufragar nesse mar revolto da educação.

É fundamental que haja compromisso com o ato de educar, e que a educação não se alicerce como produto comercial onde o professor dará melhores aulas na instituição que pagará mais ou melhor, e que os gestores sejam profissionais dígnos, comprometidos, justos, que não abusem de seu poder, que não seja um gestor de cadeira,de fracassos, mas sim de transformações, de sucessos, e pessoas felizes.

A responsabilidade do gestor deve entrar na pauta de discussão, principalmente quando emitir julgamentos pejorativos a respeito de alguém abalando a sua autoestima, pois não cabe a ele julgar, e sim auxiliar no que for necessário para o desenvolvimento do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário