domingo, 30 de outubro de 2011


 
O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.247.689,515 km², está situado na região norte e tem como limites o Suriname e o Amapá a norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul, o Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste.

É o mais rico e mais populoso estado da região norte, contando com uma população de 7.321.493 habitantes. Sua capital, Belém, reúne em sua região metropolitana cerca de 2,1 milhões habitantes, sendo a segunda maior população metropolitana da região Norte. Outras cidades importantes do estado são, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém e Tucuruí. O relevo é baixo e plano; 58% do território se encontra abaixo dos 200 metros. As altitudes superiores a 500 metros estão nas serras de Carajás, Caximbo e Acari.

Os rios principais são, rio Amazonas, rio Tapajós, rio Tocantins, rio Xingu, rio Jari e rio Pará.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na manhã do dia 5 de maio de 2011, um decreto legislativo que autoriza a realização de um plebiscito que vai decidir pela criação do estado de Carajás, que seria uma divisão do estado do Pará. O decreto foi promulgado pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP). Depois de promulgado, o plebiscito poderá ser realizado em até seis meses, de acordo com a organização da Justiça Eleitoral.


Outro projeto, que também divide o estado do Pará foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados. O projeto que prevê a criação do estado de Tapajós, contudo, ainda precisa passar pela aprovação do Senado antes de ser promulgado. Se os dois plebiscitos forem realizados, a área atual do estado do Pará poderá ser divida em três estados. Pela proposta, o estado de Carajás, de autoria do ex-senador Leomar Quintanilha, estaria localizado a sul e sudeste do Pará, e prevê como capital a cidade de Marabá. Ao todo, o novo estado teria 39 municípios, com área equivalente a 25% do atual território do paraense.

Já o projeto que prevê o plebiscito para o estado de Tapajós é de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). O novo estado estaria localizado a oeste do Pará, ocupando cerca de 58% da área total do estado. A capital do novo estado seria Santarém. Ao todo, 27 municípios estão previstos para o estado de Tapajós. O projeto que prevê o plebiscito ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal.
Começou a campanha oficial para o plebiscito sobre a proposta de divisão do Pará . No dia 11 de dezembro, todos os eleitores paraenses - e não apenas aqueles das áreas a serem desmembradas - irão às urnas decidir se aprovam a criação dos estados de Carajás e Tapajós. A campanha - a favor e contra - ficará a cargo de frentes registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Elas também serão responsáveis pela propaganda na TV e no rádio, que começará em 11 de novembro e vai até o dia 9 de dezembro.
Fonte:

domingo, 23 de outubro de 2011

Para refletir



Fábrica de Esperança
O que é uma escola, senão uma fábrica de esperança?
Para uma sociedade com valores deturpados
Para uma população perdida
Em meio a tantos conceitos vertiginosos.
Se não é a escola a esperança dessa massa gigantesca
Que procura de todas as maneiras acompanharem mesmo que a distancia
O avanço científico e tecnológico
A escola então perde o sentido
De educar para a vida.

Neide Perfeito
Novembro/2011

Depoimento:

SOS - SAÚDE

Na 4ª quarta-feira (19/10/2011), eu estava aguardando atendimento no Centro de Saúde, naquele setor que fornece remédios pelo estado, e uma mocinha muito bonita, com formação na área da saúde iniciou um bate-papo comigo.
Ela falou que sofre de diabete, e que seus medicamentos são caríssimos, e que os únicos medicamentos que consegue sem tantas  humilhações e aborrecimentos, são os fornecidos pelo estado, são os que conservam a sua vida e prolongam os dias entre nós, pois a demora dos  medicamentos oferecidos pelo nosso rico município causa muito constrangimento e dor.
Ela disse também, que uma vez foi assaltada e que os assaltantes iam levar o aparelhinho que ela usa pensando que fosse algum mp3, mp4, ou celular, então ela pediu aos assaltantes que não levassem o aparelhinho, pois sem ele sua vida estaria por um fio. E os assaltantes tiveram compaixão. Seu nome, não importa , o que importa é que existem centenas de casos parecidos com esse que precisa de atençãoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Outras centenas de pacientes sofrem a espera de remédios após a abertura de processo, ou a espera daquela vaga p/ a consulta que os hospitais não repassam aos postinhos.
Depoimento
Neide Perfeito
Outubro/2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Renovação de matrícula

O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares, vinculadas à Secretaria de Educação, que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2012, será de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2011.

Matrícula 2012

Matrícula 2012





 

ATENÇÃO! 


PRÉ-MATRÍCULA
Pré-matrícula na rede estadual começa no dia 20 » Pré-matrícula na rede estadual começa no dia 20
19/10/2011 - 16:14h  - Educação

Inscrições deverão ser feitas pelo site Matrícula Fácil








  • Seeduc lança a campanha “Dez Minutos contra a Dengue” na rede estadual » Seeduc lança a campanha “Dez Minutos contra a Dengue” na rede estadual
    20/10/2011 - 12:39h  - Educação
    Ação incentiva alunos a adotarem medidas de combate aos focos do mosquito transmissor na escola e em casa




  • FONTE: SEEDUC

    RIOS VOADORES


    São massas de ar com grande quantidade de umidade que deslocam sobre os continentes.
    É um análogo aos rios que correm na superfície em forma líquida. Na atmosfera temos água se movimentando em forma de vapor d’água empurrado pelo vento.

    Numa expedição às regiões amazônicas, o pesquisador Gérard Moss  analisa as águas das nuvens, chuvas, rios e conversa com a população local sobre mudanças climáticas e suas causas.


    Fonte:
    

    segunda-feira, 17 de outubro de 2011




    Instituto Padre Severino - 57 anos


    O Instituto Padre Severino (IPS), localizado na Ilha do Governador, na Praça do Avião, foi criado em 1954 com o objetivo de ser uma unidade de atendimento direto aos adolescentes do sexo masculino aos quais são atribuídas práticas infracionais. Esses menores são encaminhados pela Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) e pelos Juizados da Infância e Juventude (JIJ).
    Há 57 anos, o Instituto Padre Severino recebe jovens de todo o estado em conflito com a lei. A unidade, que no passado foi palco de rebeliões hoje está com seus dias contados.

    Com o intuito de descentralizar o espaço que concentra todas as internações provisórias, cinco novos centros já estão sendo construídos para receber os jovens em conflito com a lei. Um deles em Campos dos Goytacazes, com 80 vagas, e que será inaugurado em janeiro de 2012, para atender a 25 municípios do Norte e Noroeste fluminense; e outro em Volta Redonda, com capacidade para 90 internos, que atenderá a outros 25 municípios do Sul fluminense. Os outros surgirão na Região dos Lagos, Região Serrana e no Grande Rio, e como os dois anteriores, terão capacidade para 90 adolescentes cada. A medida permitirá que os adolescentes fiquem próximos de suas famílias.

    Fonte:
    http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=641834
    http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/nacional/o-instituto-padre-severino/
     

    quarta-feira, 12 de outubro de 2011

     

    80 anos - Aniversário do Cristo Redentor

    Em comemoração aos 80 anos do Cristo Redentor, nesta quarta-feira, o Show da Paz, pensou reúnir mais de 30 artistas no palco montado no Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento dos Pracinhas, Centro do Rio; atrações como, Sandy, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho e outros. 

    Para a abertura do evento, um coral de 500 vozes cantando “Ave Maria”, seguido de “Isto aqui o que é” e “Jesus Cristo”.
    Nem mesmo o forte nevoeiro da manhã desta quarta-feira no Rio de Janeiro que encobriu o santuário do Cristo Redentor, desanimou os elaboradores do evento.


    A Arquidiocese do Rio preparou uma benção aos visitantes e uma missa solene rezada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta e um bolo de 8 m de cumprimento.
    A homenagem da esquadrilha da fumaça foi atrapalhada pelas nuvens. Cerca de 60 jovens católicos passaram a noite no topo do Corcovado em vigília ao Cristo. Também foram inaugurados os bustos de Heitor da Silva Costa, engenheiro responsável pelo projeto do Cristo, e de Dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio na época da inauguração da estátua.
    A festa do aniversário do Cristo segue no Aterro do Flamengo, onde haverá show com diversos artistas.

    O Centro de Operações do Rio informou que será implantado esquema especial de tráfego no bairro.  180 guardas municipais e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfico (CET-Rio), com 26 viaturas e 30 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar aos bloqueios.

    Fonte: Jornal do Brasil - 12/10/2011
    Horário de verão começa neste domingo


    Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, vão adiantar relógio em uma hora.
    Em 2011, o horário de verão vai começar no dia 16 de outubro - próximo domingo - terminará em 26 de fevereiro de 2012, e valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, que voltará a ter a mudança após oito anos e será o único Estado do Nordeste incluído.

    No ano passado, a redução de demanda de energia foi de 4,4%. 

    Fonte:R7(12/10/2011)
             Jornal O Globo(04/10/2011).

    Paz nas escolas, respeito ao professor

    terça-feira, 11 outubro, 2011 

    A Unesco lançou a campanha “Paz nas escolas, respeito ao professor” em homenagem ao Dia Mundial e ao Dia Nacional do Professor, comemorados nos dias 05 e 15 de outubro, respectivamente. Os alunos podem participar dessa campanha e concorrer a uma blusa Osklen/Unesco.
    Para entrar na disputa é necessário responder à pergunta nas redes sociais da Unesco: como valorizar e respeitar nossos professores e fazer da escola um lugar de paz? Os autores das melhores respostas (um menino e uma menina) ganharão a blusa e terão suas respostas publicadas no twitter e facebook da Unesco no dia 15 de outubro.
    Para mais informações, entre no site http://www.unesco.org/brasilia ou acesse facebook.com/unesconarede e @unescobrasil no twitter.

    Fonte: Revista Pontocom




    2005-2014 - Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
    DESD Logo

    A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável possui em sua essência uma idéia simples com implicações complexas, pois, após vivermos durante séculos sem nos preocupar com o esgotamento dos recursos naturais do planeta, temos que aprender, agora, a viver de forma sustentável.
    O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nas populações, uma vez que as capacidades intelectuais, morais e culturais do homem nos impõem responsabilidades para com outros seres vivos e para com a natureza como um todo. 
    A Década dá ênfase ao papel central da educação na busca comum pelo desenvolvimento sustentável. Mas o que exatamente é a Década? É um conjunto de parcerias que reúne uma grande diversidade de interesses e preocupações. É um instrumento de mobilização e advocacia. E é um veículo de responsabilidade pelo qual os governos, organizações internacionais, sociedade civil, o setor privado e comunidades locais ao redor do mundo podem demonstrar seu compromisso prático em aprender a viver sustentavelmente.
    Informações Adicionais
    Para mais informações a respeito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), visite o site da UNESCO:


     

    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    CIEP Brizolão 466 Nina Arueira
    I Feira Pedagógica  -  24/11/2011


    O CIEP Brizolão 466 Nina Arueira que atende ao  Ensino Fundamental I e II, e EJA,  realizará no dia 24/11/2011 a sua I Feira Pedagógica.

    Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola, a Profª Neide Perfeito, o tema servirá para sensibilizar e despertar na comunidade escolar a importância de se cultivar ações de conscientização sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde e meio ambiente, por meio de práticas pedagógicas e atitudes responsáveis. A programação contará ainda com oficinas que envolverão professores, alunos, e todos os funcionários da U.E..

    O tema da I feira pedagógica "Educando para a vida" será concluído com a apresentação de trabalhos que foram realizados durante todo o ano letivo.
    A feira pedagógica promete diversão, arte, cultura e muita informação, em prol da educação.

     
    O objetivo deste evento é proporcionar a todos os participantes uma experiência significativa, enriquecedora e motivadora, através da aquisição de novos conhecimentos e técnicas. A feira também  deve proporcionar ao aluno experiência em: pesquisas, observação de campo, filmagens, fotografia, produção de texto, levantamento de dados, apresentação oral e escrita, confecção de murais, construção de maquetes,etc.


     

    segunda-feira, 10 de outubro de 2011

    15 de Outubro
                                    Dia dos Professores!


    Ao Mestre Com Carinho
    Eliana

    Quero aprender sua lição que faz tão bem pra mim
    Agradecer de coração por você ser assim
    Legal ter você aqui
    um amigo em que eu posso acreditar
    Queria tanto te abraçar
    Pra alcançar as estrelas não vai ser fácil,
    mas se eu te pedir
    você me ensina como descobrir
    qual é o melhor caminho
    Foi com você que eu aprendi a repartir tesouros
    Foi com você que eu aprendi a respeitar os outros
    Legal ter você aqui
    um amigo em que eu posso acreditar
    Queria tanto te abraçar
    Pra mostrar pra você que eu não esqueço mais essa lição
    Amigo, eu ofereço essa canção
    Ao mestre com carinho
    Foi com você que eu aprendi a repartir tesouros
    Foi com você que eu aprendi a respeitar os outros
    Legal ter você aqui
    um amigo em que eu posso acreditar
    Queria tanto te abraçar
    Pra mostrar pra você que eu não esqueço mais essa lição
    Amigo, eu ofereço essa canção
    Ao mestre com carinho


    domingo, 9 de outubro de 2011


    Para: Refletir

    “Na primeira noite eles se aproximam,
    roubam uma flor,
    do nosso jardim.

    E não dizemos nada.

    Na segunda noite, já não se escondem :
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.

    Até que um dia
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo o nosso medo
    arranca-nos a voz da garganta.

    E porque não dissemos nada,

     Já não podemos dizer nada.”

    Poeta russo: Vladimir Maiakovski






    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    DÚVIDAS? DIALOGANDO COM ADOLESCENTES...



    O Tempo Certo das Coisas... - Maria Silvia Orlovas
    Tudo tem sua hora. Por que não respeitamos isso? Por que desejamos conduzir as coisas da nossa forma e temos tanta ansiedade para que tudo se resolva logo?

    Temos que aceitar a ação do tempo.
    Aprender a esperar é uma arte e uma grande evolução espiritual para um mundo em que tudo tem prazo, de validade, inclusive. Precisamos tanto assumir o controle das coisas que não permitimos que as coisas durem mais do que supostamente deveriam. Temos pressa de que tudo termine, e não entendemos por que esperar? Por que amadurecer? Nós, esquecemos que frutas consumidas antes da hora se tornam rígidas e sem gosto. Verdadeiros venenos para o paladar e a saúde.



    ·         Os laços de sangue são os que menos importam. O que interessa mesmo é a disposição de cada um, para aceitar o outro.

    Como Você Lida Com a Solidão? - Rosemeire Zago







    ·         Várias podem ser as causas de um vício: a insegurança, a vaidade, a ideia de não ser uma pessoa boa o suficiente etc. Em todos esses casos, a forma como o indivíduo se vê acaba gerando uma pressão emocional muito grande - que alguns tentam aliviar com o consumo de álcool, cigarro ou quaisquer outras drogas

    O impacto de um pai na vida do filho...

    12 de outubro - Dia das Crianças!!!!!!!!!!!!



    A Tigela de Madeira

    Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.
    A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas, e a visão falha do avô atrapalhavam-no na hora de comer. Ervilhas rolavam da sua colher e caíam no chão.
    Quando pegava no copo, o leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritaram-se com a bagunça.

    - "Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai", disse o filho.
    - "Já tivemos suficientemente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão."

    Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o resto da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.
    Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, a sua comida passou a ser servida numa tigela de madeira.
    Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas nos olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.

    O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira.
    Ele perguntou delicadamente à criança:
    "O que estás a fazer?"
    O menino respondeu docemente:
    - "Ah, estou a fazer uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer."

    O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer-lhes dos olhos.

    Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.
    Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, o leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.


    Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem.

    Aprendi que errar é admissível, mas persistir no erro jamais.
    Quantas coisas podemos aprender com uma criança...
    Aprendi que viver não é só receber, é também doar.

     Autor desconhecido.
    Fonte: CD de mensagens (de Robson Oliveira) - ganhei de um irmão.



    domingo, 2 de outubro de 2011

    AS BELEZAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
    O município de CAMPOS DOS GOYTACAZES promete encantar a todos os visitantes com sua história e beleza.


    Fórum Nilo Peçanha - Construído para a comemoração do centenário da Cidade, ocorrido em 1935, o Fórum destaca-se na paisagem pelo seu monumentalismo. Em estilo neoclássico, guarda em suas linhas o estilo do Parthenon Grego e dos templos romanos da ordem coríntia. O tímpano do frontão principal contém uma alegoria a lei e a justiça que exigiriam, para maior harmonia, maior número de figuras e melhor aproveitamento de espaço disponível como um todo. O edifício é impecável em sobriedade e equilíbrio e foi tombado pelo Estado em 1988.

    Asilo da Lapa/Igreja da Lapa - Conjunto arquitetônico erguido em 1748 na curva da Lapa, à margem do Rio Paraíba do Sul, onde, segundo a lenda, reside o Ururau da Lapa. Trata-se da mais privilegiada vista da cidade. A construção da Igreja começou em 1740. Possuía duas torres, mas em 1863 uma faísca elétrica fundiu a cruz das torres situadas no lado esquerdo do templo, causando sérias avarias. Em 1872, recebeu sua primeira reforma.


  • Solar do Colégio (em estilo barroco jesuítico, construído pelos jesuítas na metade do século XVII. No altar de sua capela, está sepultada Benta Pereira).


  • Solar do Colégio -  Porque o estabelecimento era sede de uma grande fazenda que pertencia ao Colégio Jesuíta (Colégio de Santo Inácio) da Cidade do Rio de Janeiro. A passagem dos Jesuítas para a antiga Capitania de São Tomé (mais tarde Capitania da Paraíba do Sul) e seu êxito na tarefa de pacificação dos índios, torna essa região, até então esquecida, famosa entre os habitantes do Rio de Janeiro. E como era uma região rica em campinas nativas, propícias à criação de gado, nasce a cobiça pela terra goytacá.


  • Solar da Baronesa (construído em 1840)

  • Solar da Baronesa - Pertencente à Academia Brasileira de Letras, está cedido à UENF (Universidade Federal do Norte Fluminense) para nele instalar o Instituto de Ciências Políticas. Trata-se do mais belo monumento da arquitetura barroca campista.

                                     Solar dos Airizes (situado na margem direita do rio Paraíba do Sul,
                                       próximo a Martins Laje, construído em meados do século XIX.

    Solar dos Airizes - Situado na margem direita do rio Paraíba do Sul, próximo a Martins Laje, construído em meados do século XIX. Foi o primeiro imóvel de Campos tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1940 e serviu de inspiração e cenário para o escritor Bernardo Guimarães, autor do romance A escrava Isaura.
    Villa Maria - Belíssima construção em estilo Vilinóitaliano, foi originalmente residência da usineira Maria Queirós de Oliveira, a 'Finazinha de Queiroz'. Posteriormente sediou a Prefeitura Municipal e hoje abriga a Casa de Cultura da UENF. Construída para residência unifamiliar, suas características são as das "Villas Italianas" do começo do século XX. Toda rosa entre o verde gramado, tem estudo volumétrico bem sucedido. Foi projetada para ser vista de vários ângulos, o que representou a necessidade de algumas acomodações internas, proporcionando uma fachada harmoniosa e extremamente fiel ao estilo visado. Há uma significativa utilização de terraços e um intencional abaulamento de algumas paredes, para a criação de efeito visual mais espetacular. E nem falta o torreão, também elemento indispensável àquele modismo. Foi tombado pelo Estado em 1988.


  • Solar do Visconde de Araruama (construído no fim do século XVIII)

  • Solar do Visconde de Araruama - Abriga o Museu de Campos, mas já sediou a Câmara Municipal e a Prefeitura.
    Solar do Visconde de Araruama foi construído no fim do século XVIII.




  • Solar do Barão de Carapebus (construído em 1846 e atual Asilo do Carmo).




  • Asilo Nossa Senhora do Carmo - Construído em 1846 por Joaquim Pinto Neto dos Reis, o Barão de Carapebus (que foi o primeiro Promotor Público de Campos), e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan) em 1946, o Asilo Nossa Senhora do Carmo/ Casa do Engº Santo Antônio /Solar do Barão de Carapebus/Casa da Fazenda Grande do Beco, foi onde Dom Pedro II assinou o termo para a implantação da luz elétrica em Campos, inaugurando o uso da energia pela primeira vez na América Latina.




  • Solar do Barão de Muriaé (construído na primeira metade do século XIX e é ocupado pelo Corpo de Bombeiros).



  • Liceu de Humanidades de Campos (fundado em 1847).

    Em 11 de abril de 1847, o Liceu Provincial de Campos finalmente foi inaugurado, contando inclusive com a presença do imperador D. Pedro II. Uma série de percalços haveriam de extinguir o colégio em 30 de abril de 1858. Em 22 de novembro de 1880 foi refundado com a denominação atual, através do decreto provincial n° 2.503, e daí em diante prosperou até os dias de hoje.
    Curiosidade
    Alunos ilustres
    Nilo Procópio Peçanha - ex-senador, duas vezes governador do estado do Rio de Janeiro, ex-Presidente da República e o primeiro político a impor vigorosa influência sobre todo o estado. Também ali estudaram Nina Arueira e Clóvis Tavares que, no início da década de 1930, militaram na União da Juventude Comunista. Outro aluno ilustre foi o ex-governador de estado Anthony William Matheus de Oliveira, mais conhecido como Garotinho, que iniciara sua vida política sendo eleito presidente do grêmio estudantil aos 15 anos.

    Curiosidade

    Em seu primeiro dia de aula, o adolescente Nilo Peçanha levou para a sala de aula seu Galo de estimação "Tininha". O professor ordenou que levasse o animal de volta para casa.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_dos_Goytacazes