domingo, 2 de outubro de 2011

AS BELEZAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
O município de CAMPOS DOS GOYTACAZES promete encantar a todos os visitantes com sua história e beleza.


Fórum Nilo Peçanha - Construído para a comemoração do centenário da Cidade, ocorrido em 1935, o Fórum destaca-se na paisagem pelo seu monumentalismo. Em estilo neoclássico, guarda em suas linhas o estilo do Parthenon Grego e dos templos romanos da ordem coríntia. O tímpano do frontão principal contém uma alegoria a lei e a justiça que exigiriam, para maior harmonia, maior número de figuras e melhor aproveitamento de espaço disponível como um todo. O edifício é impecável em sobriedade e equilíbrio e foi tombado pelo Estado em 1988.

Asilo da Lapa/Igreja da Lapa - Conjunto arquitetônico erguido em 1748 na curva da Lapa, à margem do Rio Paraíba do Sul, onde, segundo a lenda, reside o Ururau da Lapa. Trata-se da mais privilegiada vista da cidade. A construção da Igreja começou em 1740. Possuía duas torres, mas em 1863 uma faísca elétrica fundiu a cruz das torres situadas no lado esquerdo do templo, causando sérias avarias. Em 1872, recebeu sua primeira reforma.


  • Solar do Colégio (em estilo barroco jesuítico, construído pelos jesuítas na metade do século XVII. No altar de sua capela, está sepultada Benta Pereira).


  • Solar do Colégio -  Porque o estabelecimento era sede de uma grande fazenda que pertencia ao Colégio Jesuíta (Colégio de Santo Inácio) da Cidade do Rio de Janeiro. A passagem dos Jesuítas para a antiga Capitania de São Tomé (mais tarde Capitania da Paraíba do Sul) e seu êxito na tarefa de pacificação dos índios, torna essa região, até então esquecida, famosa entre os habitantes do Rio de Janeiro. E como era uma região rica em campinas nativas, propícias à criação de gado, nasce a cobiça pela terra goytacá.


  • Solar da Baronesa (construído em 1840)

  • Solar da Baronesa - Pertencente à Academia Brasileira de Letras, está cedido à UENF (Universidade Federal do Norte Fluminense) para nele instalar o Instituto de Ciências Políticas. Trata-se do mais belo monumento da arquitetura barroca campista.

                                     Solar dos Airizes (situado na margem direita do rio Paraíba do Sul,
                                       próximo a Martins Laje, construído em meados do século XIX.

    Solar dos Airizes - Situado na margem direita do rio Paraíba do Sul, próximo a Martins Laje, construído em meados do século XIX. Foi o primeiro imóvel de Campos tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1940 e serviu de inspiração e cenário para o escritor Bernardo Guimarães, autor do romance A escrava Isaura.
    Villa Maria - Belíssima construção em estilo Vilinóitaliano, foi originalmente residência da usineira Maria Queirós de Oliveira, a 'Finazinha de Queiroz'. Posteriormente sediou a Prefeitura Municipal e hoje abriga a Casa de Cultura da UENF. Construída para residência unifamiliar, suas características são as das "Villas Italianas" do começo do século XX. Toda rosa entre o verde gramado, tem estudo volumétrico bem sucedido. Foi projetada para ser vista de vários ângulos, o que representou a necessidade de algumas acomodações internas, proporcionando uma fachada harmoniosa e extremamente fiel ao estilo visado. Há uma significativa utilização de terraços e um intencional abaulamento de algumas paredes, para a criação de efeito visual mais espetacular. E nem falta o torreão, também elemento indispensável àquele modismo. Foi tombado pelo Estado em 1988.


  • Solar do Visconde de Araruama (construído no fim do século XVIII)

  • Solar do Visconde de Araruama - Abriga o Museu de Campos, mas já sediou a Câmara Municipal e a Prefeitura.
    Solar do Visconde de Araruama foi construído no fim do século XVIII.




  • Solar do Barão de Carapebus (construído em 1846 e atual Asilo do Carmo).




  • Asilo Nossa Senhora do Carmo - Construído em 1846 por Joaquim Pinto Neto dos Reis, o Barão de Carapebus (que foi o primeiro Promotor Público de Campos), e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan) em 1946, o Asilo Nossa Senhora do Carmo/ Casa do Engº Santo Antônio /Solar do Barão de Carapebus/Casa da Fazenda Grande do Beco, foi onde Dom Pedro II assinou o termo para a implantação da luz elétrica em Campos, inaugurando o uso da energia pela primeira vez na América Latina.




  • Solar do Barão de Muriaé (construído na primeira metade do século XIX e é ocupado pelo Corpo de Bombeiros).



  • Liceu de Humanidades de Campos (fundado em 1847).

    Em 11 de abril de 1847, o Liceu Provincial de Campos finalmente foi inaugurado, contando inclusive com a presença do imperador D. Pedro II. Uma série de percalços haveriam de extinguir o colégio em 30 de abril de 1858. Em 22 de novembro de 1880 foi refundado com a denominação atual, através do decreto provincial n° 2.503, e daí em diante prosperou até os dias de hoje.
    Curiosidade
    Alunos ilustres
    Nilo Procópio Peçanha - ex-senador, duas vezes governador do estado do Rio de Janeiro, ex-Presidente da República e o primeiro político a impor vigorosa influência sobre todo o estado. Também ali estudaram Nina Arueira e Clóvis Tavares que, no início da década de 1930, militaram na União da Juventude Comunista. Outro aluno ilustre foi o ex-governador de estado Anthony William Matheus de Oliveira, mais conhecido como Garotinho, que iniciara sua vida política sendo eleito presidente do grêmio estudantil aos 15 anos.

    Curiosidade

    Em seu primeiro dia de aula, o adolescente Nilo Peçanha levou para a sala de aula seu Galo de estimação "Tininha". O professor ordenou que levasse o animal de volta para casa.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_dos_Goytacazes

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário