segunda-feira, 25 de julho de 2011


VIDA & MEIO AMBIENTE
Menos água, mais planeta: indústria sustentável
Empresas modernas investem pesado na “pegada hidrológica ou hídrica”. O conceito criado pelo holandês Arjen Hoekstram analisa o volume usado no ciclo de vida dos bens de consumo. A técnica, que deu transparência ao custo de produção, também levou ao desenvolvimento de medidas para economia de água no processo industrial. Há segmentos de grandes consumidores de água que preocupavam, mas são eles que estão aplicando recursos para gerar praticas para melhorar padrão de consumo e reaproveitamento.

“A produção de cervejas e refrigerantes é altamente intensiva no uso de água”.

A “pegada hídrica” tem o poder de fazer com que os consumidores façam também suas escolhas. Assim, economizar passa a fazer parte do interesse comercial. Segundo Luiz Augusto Azevedo, gerente de Tecnologia e Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Planos de Conservação e Reúso de Água na indústria trazem benefícios econômicos, ambientais e de imagem.
Ele coordenou o Manual de Conservação e Reúso da Água na Indústria, para orientar a adoção no Rio de Janeiro.
Veja:
Bayer Belford Roxo,RJ - economizou 65 mil metros cúbicos por mes. Esta mantém desde 2006, a ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETE (sistema de tratamento de efluentes).
Ambev – Há 19 anos instituiu o Sistema de Gestão Ambiental em todas as fábricas. Hoje, dentre as 10 cervejarias do grupo Anheuser-Busch Inbev no mundo com melhores indicadores de consumo, 5 são da Ambev.Nos últimos 8 anos superou economia de 27%.
Coca-Cola – Reduziu em 1,5% o volume de água em 2010.
Fonte: Jornal Meia Hora – 27/06/2010.

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