terça-feira, 2 de agosto de 2011

ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA.
Articulando saberes e transformando a prática.



Detetives da ciência

Atualmente vivemos numa sociedade de conhecimento e tecnologia, sendo assim, torna-se necessário repensar o papel da escola.
O ensino organizado de forma fragmentada, que privilegia a memorização de definições e fatos, e soluções padronizadas, não atende as exigências do novo paradgma.
O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento.
Nessa perspectiva, a melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências  para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonnomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de idéias e de ações criativas e colaborativas. 
Analisando os impactos das tecnologias nas artes, é possível verificar a integração de expressões inusitadas as várias disciplinas, segundo Maria Elisabette Brisola Brito Prado.

Neide Perfeito.







Ficção científica

 
Ficção científica é uma forma de ficção desenvolvida no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o factor ciência como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária. Em inglês o termo ficção científica é as vezes abreviado para sci-fi ou SF. Em português, é abreviado para FC.




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