segunda-feira, 8 de agosto de 2011


SEMPRE É HORA DE COMEÇAR...
 

Novas Tecnologias
Expectativas em relação ao curso.

Atualmente, vivemos numa sociedade na qual aprender se tornou uma exigência, e onde o sucesso e o fracasso caminham lado a lado devido as tentativas de aprender, as dificuldades em aprender o que é exigido pela sociedade, ou pela falta de profissionais capacitados que muitas vezes não dominam os conteúdos ou as ferramentas utilizadas.

Segundo Piaget, as pessoas têm capacidade de aprender a todo momento e todas as pessoas têm capacidade de transmitir cultura e valores que a sociedade tem acumulado, porém esta transmissão nunca é formal ou semelhante ao que acontece no ensino tradicional,pois não tem hora e nem lugar para acontecer, não depende de um currículo. Aprende-se e ensina-se para resolver problemas reais do dia a dia. Mas, somos submetidos a inúmeros tipos de avaliações que medem os nossos conhecimentos e que não nos permite tempo para aprender naturalmente, então nos sentimos atropelados pela quantidade de informações que são lançadas sobre nós como um verdadeiro enigma.

As Novas Tecnologias foram inseridas na educação para transformá-la, entretanto o que se têm preponderado é o ensino tradicional, talvez pelo comodismo, falta de tempo, falta de multiplicadores do saber, pois nem todos que se dizem multiplicadores atuam desta forma.

Vivemos num mundo capitalista onde as desigualdades sociais são gritantes e reais, onde o respeito ao próximo vem desaparecendo do cenário , a troca de informações gratuitas têm se tornado quase inexistente, etc.

Como profissional da educação tenho procurado reunir informações afim de melhorar a minha pratica docente, tornando as minhas aulas dinâmicas, interessantes,satisfatória, enriquecedoras e que eu possa oferecer ao meu aluno subsídeos para enfrentar os problemas do dia a dia.

As minhas expectativas em relação ao curso são muitas, pois a única certeza que tenho é que não estou mais engatinhando, e que preciso arriscar os primeiros passos sem receio de cair ou fracassar.









Neide José Nunes Perfeito
abril/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário