terça-feira, 16 de agosto de 2011

 
Aula de Geografia 
Data:10/08/2011 -  Modalidade: EJA- Noturno  - Turma: 601
Prof. Neide Perfeito

Tema: Desenvolvimento Sustentável e seus benefícios

A professora Neide Perfeito, utilizou o laboratório de informática para a execução de sua aula, e afim de torná-la mais atrativa, contou com a colaboração da O.T. Mariangela Alves que com o datashow apresentou o filme “ de onde vem o papel?”

Definição:

Desenvolvimento Sustentável: É  o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.


 
E deixou como atividades para casa.
 
- Pesquisar sobre os efeitos das ações humanas na natureza.
- Desmatamento – Causas e consequencias.
- Agropecuária
- Impactos ambientais
- Reciclagem
Recursos: Datashow, livro, computador (internet).





Escola pública – Horário Integral – CIEPs
O que diria Oscar Niemeyer ?
Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), Brizolões, foram um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeiro.

Implantado inicialmente no estado do Rio de Janeiro, Brasil, ao longo dos dois governos de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994), tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade, em período integral.

Os CIEPs forneciam refeições completas a seus alunos, atendimento médico, psicológico e odontológico.

O projeto objetivava tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados "pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças também ali residentes.

Os governos que sucederam aos de Brizola não deram continuidade administrativa ao projeto. O projeto arquitetônico dos edifícios é da autoria de Oscar Niemeyer, tendo sido erguidas mais de 500 unidades. Uma de suas características é a utilização de peças pré-moldadas de concreto, barateando a sua construção.

No segundo governo de Leonel Brizola, alguns CIEPs passaram a contar com piscinas.

Os CIEPs foram criados na década de 80 por Darcy Ribeiro, quando era Secretário da Educação no Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola.

Atualmente, alguns CIEPs foram municipalizados e seus funcionários cedidos a outras unidades de ensino. Mas, a grande incógnita é: O que será desses funcionários quando for extinto o primeiro segmento do Ensino Fundamental? O que foi feito dos profissionais da Educação Especial neste momento em que se fala tanto de inclusão?   Como está o processo de municipalização?

O que diria Oscar Niemeyer diante de tal realidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário