domingo, 7 de agosto de 2011

PLANO DE AULA



02/08/2011
Autor e Co-autor(es)
Autora:  Neide José Nunes Perfeito
CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ
Co-autor(es)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental
          Geografia
 As bases econômicas da organização social brasileira

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
As dinâmicas econômicas no Brasil. Impactos da atividade agropecuária sobre o Meio Ambiente. Noções e práticas de sustentabilidade. O processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Esta proposta foi estruturada em duas aulas com cinco atividades.
  • Outros questionamentos e atividades poderão ser elaborados pelo professor.
  • Durante a aula o professor (a) deverá  inserir e discutir o seguinte conceito:
  1. Produção agrícola: O processo de ocupação das áreas florestais, hoje, vem sendo acelerado em função do não cumprimento das leis e revela-se como uma prática sócio-espacial a partir da imposição de uma nova relação espaço-temporal que redefine, não só a hierarquia dos lugares em função das exigências, como também, o quadro no qual se realiza a vida cotidiana por meio das modificações nos usos dos lugares.
     
  • Professor (a), o vídeo sugerido para essa aula permite a identificação de pelo menos quatro fases importantes da cidade do Rio de Janeiro:
Fase 1, Áreas de Mata Atlantica: Atualmente, existem menos de dez por cento da mata nativa. Dos 232 939 fragmentos florestais acima de três hectares existentes na Mata Atlântica, apenas 18 397 são maiores que cem hectares ou um km². Existem diversos projetos de recuperação da Mata Atlântica, que esbarram sempre na urbanização e no não planejamento do espaço, principalmente na Região Sudeste do Brasil . No domínio da Mata Atlântica, existem 131 unidades de conservação federais, 443 estaduais, catorze municipais e 124 privadas, distribuídas por dezesseis estados, com exceção de Goiás.

Fase 2, Desmatamento: Nas regiões Sul e Sudeste brasileiras, a Mata Atlântica chegava até a Argentina e o Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se, hoje, extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do planeta. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do mundo. Seus climas são subtropical e tropical. Na Região Sudeste do Brasil, foi a cultura do café a principal responsável pela destruição em massa da vegetação nativa. Exemplos claros da destruição da mata são a Ilha Grande, Serra da Bocaina e muitas regiões do estado do Rio de Janeiro.

Fase 3, Sustentabilidade: A busca de um contexto de desmatamento zero no bioma passa pela adoção de critérios de sustentabilidade em todas as atividades humanas. Isso significa um esforço coletivo da indústria, do comércio, da agricultura e do setor energético na adoção de novos modelos de produção, menos agressivos ao meio ambiente. E, do poder público, no sentido de garantir a fiscalização ambiental e a elaboração e cumprimento das leis, e finalmente a conscientização dos cidadãos em geral acerca da necessidade de se fazer o reflorestamento utilizando mudas principalmente de espécies endêmicas e nativas que ainda não foram extintas. Além disso, a Mata Atlântica oferece outras possibilidades de atividades econômicas, que não implicam na destruição do meio ambiente e em alguns casos podem gerar renda para as comunidades locais e tradicionais. Alguns exemplos são o uso de plantas para se produzir remédios, matérias-primas para a produção de vestimentas, corantes, essências de perfumes; insumos para a indústria alimentícia ou ainda a exploração de árvores por meio do corte seletivo para a produção de móveis certificados, o chamado manejo sustentável, o ecoturismo e mais recentemente o mercado de carbono.

Fase 4, Código Florestal: A Constituição brasileira de 1988 colocou a Mata Atlântica como patrimônio nacional, junto à Floresta Amazônica brasileira, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira. A derrubada da mata secundária é regulamentada por leis posteriores. Já a derrubada da mata primária é proibida.
A Política da Mata Atlântica (Diretrizes para a política de conservação e desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica), de 1998, contempla a preservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e a recuperação das áreas degradadas.
Há milhares de organizações não governamentaiss, órgãos governamentais e grupos de cidadãos espalhados pelo país que se empenham na preservação e revegetação da Mata Atlântica. A rede de organizações não governamentais Mata Atlântica tem um projeto de monitoramento participativo e desenvolveu, com o Instituto Socioambiental, um dossiê da mata por municípios do domínio original.
AULA 1
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • O (A) Professor (a) deve despertar a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado orientando a conversa para as seguintes questões:
  • A cidade do Rio de Janeiro é a segunda maior e uma das mais conhecidas do Brasil. São cada vez mais freqüentes, nos meios de comunicação, notícias sobre grandes engarrafamentos, inundações, deslizamentos, ocupação desordenada (favelas), desemprego, crescimento da população de rua, violência, etc. Esses fatos suscitam alguns questionamentos importantes:
     
  1. O aumento da produção agrícola depende de reforma no Código Florestal ou de uma política de incentivo a inovação e produtividade?
  2. Os problemas que enfrentamos atualmente, extinção de espécies da fauna e da flora sempre foram os mesmos?
  3. Quando surgiram e o que gerou esses problemas?
Observação:
Professor (a), nesse momento da aula, procure fazer com que os alunos exponham o que sabem sobre o tema a ser estudado.
       ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “Rio de Janeiro”, da série “Breve História das Capitais Brasileiras” (http://www.youtube.com/watchv=CHogR_8Bw1A) e destaque que esse vídeo servirá de base para as discussões e atividades posteriores.
  • O Professor (a) poderá interromper a apresentação do vídeo quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados(desmatamento,sustentabilidade,reflorestamento).
     
      ATIVIDADE 3: INÍCIO DA DISCUSSÃO
  1. Em que lugar nasceu a cidade do Rio de Janeiro? Em que ano? Quais foram os responsáveis pela instalação da cidade? Por que se instalou nesse lugar?
  2. Como era a cidade do Rio de Janeiro até o século XVII? Quais eram as principais atividades econômicas desse período?
Link para consulta:
 AULA 2

ATIVIDADE 4: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), aproveite os minutos iniciais para rever o que foi visto na aula anterior. E chame a atenção dos alunos para o problema inicial da aula (atividade 1).
 ATIVIDADE 5: CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO
  • Professor (a), continue a discussão. Interrompa sempre que possível para complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (desmatamento, sustentabilidade, reflorestamento). Apresente um questionamento de cada vez e oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.
  1. Quando ocorre o processo de industrialização? O que ele gera?
  2. Qual é a situação política do Rio de Janeiro em relação ao Brasil? Qual é a influência na cultura e na economia?
  3. Quando  intensifica-se o processo de industrialização. O que isso gera na cidade do Rio de Janeiro? O que ocorre com a imigração? Como ocorre o processo de expansão da área urbana do Rio de Janeiro? Quais são as principais mudanças na paisagem da cidade?
  4. Em que momento ocorre a aceleração do crescimento da cidade do Rio de Janeiro? Por quê?
  5. Com base no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(cidade)#Descoberta , identifique o momento em que os problemas mais comuns atualmente, surgiram na cidade do Rio de Janeiro (grandes deslizamentos, inundações, ocupação das encostas, etc.).
     
Recursos Complementares
Data show, projetor, computadores e/ou TV.
Avaliação
A avaliação poderá ser a criação de um blog por aluno, onde será postado o trabalho do grupo após ser concluído, com fotos de  estados da Região Sudeste do Brasil que passaram pelo processo de desmatamento.

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